Skip to main content

A importância da rotulagem vai muito além de tornar a embalagem mais amigável e bonita ou fortalecer uma marca na mente do consumidor.

Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores, e tem o objetivo de melhorar a clareza e a legibilidade dos rótulos dos alimentos, ajudando o consumidor a fazer escolhas mais conscientes.

As novas regras para rotulagem de alimentos no Brasil trouxeram inúmeras mudanças. Dentre as mais importantes estão a modificação na estrutura da tabela de informação nutricional com a adição da coluna de informações sobre 100g/ml do produto, e a identificação da rotulagem nutricional frontal para produtos com elevado teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

Porém essas não são as únicas mudanças. Desde a publicação das novas regras em 2020, diversas legislações específicas que são complementares e fundamentais para a elaboração de rótulos corretos têm sido publicadas, tornando as atualizações dos rótulos ainda mais complexas.

É neste cenário que a consultoria para elaboração de rótulos de alimentos traz grandes vantagens aos fabricantes. Além de ser um serviço especializado que vai garantir que o rótulo do produto possua referências confiáveis, oferecendo ao consumidor informações exatas, padronizadas e atualizadas de acordo com as exigências das legislações sanitárias vigentes, garante que o fabricante não corra o risco de multas e infrações indesejadas.

E para quem é indicada a consultoria de rotulagem de alimentos?

Para todos os fabricantes de alimentos que embalam seus produtos na ausência do consumidor:
➡ Indústria de alimentos e bebidas de pequeno, médio e grande porte;
➡ Serviços de alimentação (restaurantes, cafeterias, etc) que vendam produtos de marca própria embalados como – marmitas congeladas, massas, sopas etc;
➡ Empresas específicas de produtos congelados;
➡ Pequenos negócios de alimentação que terceirizam algum produto de marca própria para ser utilizado como matéria prima ou ser comercializado por outro estabelecimento (por exemplo: padarias que comercializam pães, massas, etc);
➡ Agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, empreendimento econômico solidário e microempreendedor individual que fabrique alimentos;
➡ Agroindústria artesanal;
➡ Redes de varejo de pequeno, médio e grande porte, que fabricam e vendem produtos próprios.

Elaborar rótulos de acordo com as novas regras da rotulagem pode ser um desafio, e é justamente para ajudar nessa tarefa que o consultor atua.

Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda para elaborar os seus rótulos? Vamos conversar!

Marina Amaral
+55 (51) 99997–2025
azambujaamaralmarina@gmail.com

Mais publicações?

Veja aqui