Você já parou para pensar como grandes marcas conquistam credibilidade com seus clientes?
Gerar vantagem frente a um mercado competitivo, principalmente para microempreendedores, é um desafio enorme e, ter um produto alimentício com uma rotulagem de acordo com as novas regras, elaborada por um profissional capacitado, atualmente, além de ser uma necessidade, é fator determinante para conquistar clientes e alcançar a sustentabilidade da empresa.
A rotulagem é obrigatória no Brasil para todos os alimentos embalados na ausência do consumidor. As novas normas publicadas pela Anvisa em 2020, que já estão vigentes, trazem diversas modificações que visam a transparência, a adequação do produto na sua comercialização e a saúde do consumidor.
Dentre as grandes novidades estão as modificações da tabela nutricional, que passa a trazer a informação separada dos açúcares adicionados e a coluna das informações nutricionais em 100g/ml do produto; as lupas da rotulagem nutricional frontal (FOP) e as alegações nutricionais.
Investir na adequação dos rótulos amplia e dá mais visibilidade ao produto, agrega mais valor de mercado, fortalece a confiança do consumidor, e contribui não apenas para o aumento das vendas, mas também para a construção de uma imagem sólida.
Além disso, o consumidor está cada vez mais consciente e busca informações sobre a qualidade dos alimentos que consome, seja por priorizar a saúde ou por possuir restrições de consumo quanto a açúcares, sódio, gorduras, calorias e ingredientes que possam ser alérgicos a eles. Assim, produtos que contém não apenas a tabela nutricional, mas todos os demais itens obrigatórios de rotulagem que facilitam a comunicação com o consumidor, acabam conquistando a confiança do cliente e demonstrando maior credibilidade no mercado.
A rotulagem nutricional surge como uma ferramenta estratégica crucial para o sucesso no mercado de alimentos, portanto, investir na adequação dos rótulos não é apenas uma obrigação, mas uma estratégia inteligente para conquistar e manter clientes em um cenário cada vez mais competitivo.
Marina Amaral
+55 (51) 99997–2025
azambujaamaralmarina@gmail.com