Skip to main content

A importância da rotulagem dos alimentos vai muito além de tornar a embalagem mais amigável e bonita ou fortalecer a marca junto ao consumidor.

Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores, e o fabricante tem a obrigação de cumprir com o direito do consumidor de ter acesso à informação transparente e verdadeira.

O Brasil foi um dos primeiros países a adotar a rotulagem nutricional obrigatória como parte da estratégia de saúde pública para promoção da alimentação adequada e saudável, e para o combate ao excesso de peso, embasada pela evolução do conhecimento científico sobre o impacto dos nutrientes na saúde e as mudanças no cenário epidemiológico e nos padrões alimentares da população.

As novas normas de rotulagem têm como objetivo, facilitar a compreensão das informações presentes nos rótulos dos alimentos para ajudar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes.

Mas a responsabilidade do rótulo na saúde pública não se restringe apenas às características de composição. A presença dele fortalece a segurança do alimento, pois para ter o seu produto no mercado, a indústria precisa atender regras sanitárias e possuir um alvará. Produtos sem rótulo correm o risco de não atender estas exigências, colocando em risco a segurança e a saúde do consumidor.

Apesar das alterações das novas normas de rotulagem, há quem considere o movimento insuficiente, principalmente por que os níveis aceitos de ingredientes críticos ficaram acima de 50% da proposta inicial da rotulagem. Com isso, diversos alimentos ultraprocessados (nuggets, biscoitos recheados e bolos prontos) podem não receber o alerta nutricional por estarem dentro desses limites.

É claro que tudo pode ficar ainda melhor, mas minha reflexão de hoje é no sentido de ressaltarmos as conquistas na rotulagem de alimentos que já foram obtidas até agora. A obrigatoriedade da rotulagem no Brasil surgiu e se mantém como uma estratégia em prol da saúde da população. E nosso papel é utilizá-la com este propósito.

Marina Amaral
+55 (51) 99997–2025
azambujaamaralmarina@gmail.com

Mais publicações?

Veja aqui